QUAL A INFLUÊNCIA DA SAÚDE BUCAL NOS PROBLEMAS CARDIOLÓGICOS?




Foi-se o tempo que a odontologia era tratada de forma isolada do resto do corpo.
Já foram feitos estudos suficientes que comprovam que os processos inflamatórios e infecciosos de origem odontológica podem comprometer o quadro cardíaco dos pacientes.
Se imaginarmos que a corrente sanguínea que nutre a cavidade bucal é a mesma que passa pelo resto todo do corpo fica fácil entender como todo o processo bacterêmico ocorre.

Quando realizamos procedimentos odontológicos invasivos estes provocam uma bacteremia transitória que pode representar um risco à saúde de alguns pacientes. Imaginem que as bactérias da cavidade bucal podem cair na corrente sanguínea e pelo sistema circulatório instalar- se em algum outro órgão, que no presente momento falamos do coração.
Caso isso ocorra, principalmente em um paciente cardiopata, pode representar até um desastre fatal.

Quando então nos deparamos com casos de abcessos odontológicos, endodônticos, periodontais, entre outros, a saúde de nosso paciente está em risco.
Só neste ano fui chamado par atender 3 pacientes no hospital por conta de abcessos de origem odontológica.

Em um caso a paciente tinha marca passo e tivemos que intervir rapidamente para que seu quadro não perpetuasse e complicasse sua saúde.
Outro caso o paciente era cardiopata sério o que poderia significar uma contaminação de sua válvula cardíaca por bactérias odontológicas, sendo de muito difícil controle. 
Não havia tempo de tentar tratar o paciente de forma conservadora. 
Tivemos que ir ao centro cirúrgico e extrair os dois dentes comprometidos do paciente. 
Só assim tivemos tempo de garantir a sua saúde.

Além da relação com bactérias e infecções, os processos inflamatórios de longa duração também são de grande risco.

A doença periodontal crônica é uma manifestação de caráter inflamatório e origem infecciosa. 
Esta infecção crônica pode favorecer a formação de placas ateroscleróticas, complicando ainda mais a saúde cardíaca dos pacientes.

Portanto, em pacientes cardiopatas, o tratamento odontológico deve obrigatoriamente, ser acompanhado de antibioticoterapia e completa descontaminação das superfícies radiculares deles.

Podemos e devemos discutir mais sobre o assunto em novas oportunidades.

Cuide de seu sorriso
Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas