DOR NA REGIÃO TEMPOROMANDIBULAR E TEMPORAL - ENXAQUECA OU DOR ODONTOLÓGICA?




Frequentemente em nossa clínica os pacientes relatam, durante as consultas, sobre enxaqueca ou dores de cabeça constantes.
E não é nenhuma surpresa  para mim quando após uma boa anamnese e realizado o exame clínico, nos deparamos com um paciente que tem dores de cabeça e ATM por causa de algum problema odontológico.

Bem, mas qual o papel da odontologia, e qual sua responsabilidade neste problema?
A dor de cabeça do paciente pode estar ligada à hábitos de bruxismo ou apertamento dental.
Quando o paciente apresenta esta parafunção,  o quadro se assemelha muito à enxaqueca, mas uma análise minuciosa nos ajuda a fechar o diagnóstico correto.
Fotofobia normalmente não acompanha bruxismo, o que já é freqüente em enxaqueca.
Bruxismo pode vir acompanhado de “cansaço“ na boca e dor nos dentes.

Outro sinal que pode ser observado é o desgaste da superfície dentária e até desgaste do côndilo da articulação temporomandibular (ATM).
Até pouco tempo atrás, o único tratamento realizado era o ajuste oclusal, uso de mio relaxantes e ainda placa de mordida.
Mas a placa de mordida não paralisa o hábito do bruxismo, só não permite o desgaste deles.
Entretanto, nos últimos anos, utilizamos mais um auxílio pode ser utilizado para colaborar no tratamento: A Toxina Botulínica 

Mas qual a Ação da Toxina?
Ela ajuda na desprogramação de uma memória muscular que leva ao “vicio” e condicionamento de realizar sempre o mesmo movimento de apertamento.
Ao perder a memória muscular o paciente interrompe o hábito de ranger dentes.
Pelo menos por um Período médio de 6 meses.

As dores de cabeça podem ainda ser relacionadas a quadros de pulpite, abcesso periodontal, fratura dental, entre outros problemas odontológicos, mas na maioria desses casos as dores são localizadas ou agudas. 
Diferentes destes casos, nas situações de bruxismo a dor é crônica, de longos períodos de duração, onde o paciente apresenta distúrbio do sono, não relaxa ao dormir.
O tratamento do paciente é libertador para ele, principalmente porque o ser humano é extremamente adaptável e aprende a conviver com a dor, não conseguindo quantificar e qualificar os males com os quais convive.

Cuide de seu sorriso
Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas