INCHAÇO E EDEMA DE BOCA




Quantas vezes não nos deparamos em nosso consultório com pacientes com inchaços e edemas na cavidade bucal?
Edema é um dos principais sinais de quadros de inflamação e infecção de origem odontológica.

Normalmente estão relacionados a lesões endodônticas extensas, abcessos periodontais ou periapicais, ou ainda fraturas dentais.
Na maioria dos casos vem acompanhados de intensa sintomatologia dolorosa o que significa um dos principais casos de urgência em odontologia.
Frente a um casos desses a primeira preocupação está relacionada à condição sistêmica do paciente. 
Esta manifestação representa um risco iminente à saúde dele?
O paciente está hospitalizado?
Neste caso temos tempo de intervir de forma mais conservadora, como um tratamento de canal ou uma raspagem radicular ou devemos partir para uma solução mais radical, como exodontia?

No semestre passado fui chamado mais de 4 vezes a um determinado hospital, onde faço parte do corpo clínico, para atender pacientes com abcessos de origem odontológica, e nesses casos nem tive tempo ou chance de tentar nenhum tratamento conservador.
O quadro de saúde deles era tão sério e importante que tive que levá-los ao centro cirúrgico e realizar a extração dos dentes, acompanhado da equipe medica. Se esperasse mais tempo o quadro de infecção generalizada poderia tornar- se de difícil ou impossível reversão.

Porém quando temos o tempo e a condição física do paciente a nosso favor devemos primeiro diagnosticar a origem do processo para, muitas vezes com auxílio de antibióticos, realizarmos ou o tratamento endodôntico ou periodontal.
Analgésicos e anti-inflamatórios são ainda importantes coadjuvantes para o maior conforto de nossos pacientes.
Bem, o assunto é extenso e ainda podemos explorar muito em novas oportunidades.

Cuide de seu sorriso

Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas