Cuidado com a ardência bucal






Alguma vez você já sentiu como se sua boca estivesse pegando fogo? 
Aquela sensação de pimenta que arde ao extremo? 
Se a resposta é afirmativa e é uma sensação frequente, é preciso consultar um dentista especialista em doenças bucais.
A ardência bucal é uma manifestação extremamente incômoda, estes sintomas aparecem com maior freqüência em mulheres e principalmente após a menopausa.

Em outros casos a associação pode ser com doenças autoimunes, como lúpus, líquen plano, pênfigo, penfigóide, entre outras.
Doenças autoimunes podem afetar principalmente o metabolismo das mucosas dos pacientes, levando a uma resposta do organismo representada pela gengivite descamativa.
É como se o epitélio gengival descolasse do conjuntivo (sinal de Nikolski ), fazendo bolhas na gengiva que ao se romperem levam a dor e ardência bucal.

E por fim, outra situação que pode levar a ardência bucal é o caso dos tratamentos de câncer quando o paciente que faz quimioterapia ou radioterapia pode apresentar ardência bucal e de língua (glossodínea).
O mais indicado para estes pacientes é o acompanhamento constante por um cirurgião dentista, onde a remoção do biofilme dental ( placa bacteriana ) e a higiene bucal com escovas extra macias mostram- se bastante importantes.

Além disso a aplicação de laser nas mucosas pode levar a um grande alivio dos sintomas.
E por fim um medicamento como o sucralfato em forma de pastilhas é mastigado pelo paciente e espalhado por toda a mucosa bucal e lingual.
Uma película será feita sobre essa mucosa e o paciente desfrutará de certo alivio do quadro.
Tratamentos mais eficientes ainda estão por vir.

Cuide de seu sorriso

Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas