FERIDAS OU LESÕES NA BOCA : AS AFTAS



Muitos pacientes nos procuram perguntando sobre diversos tipos de lesões de boca. 
Existem diversas formas de manifestações que podemos encontrar, e cada aspecto nos leva a um diagnóstico e condutas diferentes.

Hoje vamos focar mais em uma lesão específica: as Aftas.
Aftas ou ulcerações aftosas recorrentes são lesões nos tecidos moles da boca, normalmente gengiva ou mucosa, que são extremamente desagradáveis e normalmente dolorosas.

Elas têm um aspecto avermelhado, normalmente arredondado e com as bordas altas e o centro mais esbranquiçado.
Elas podem aparecer após algum trauma na região (mordidas, batidas ...) e demoram aproximadamente 7 dias para evoluírem para a cura.
Porém em alguns pacientes, estas lesões podem aparecer sem nenhum motivo aparente e podem apresentar uma reincidência de frequência até mensal, o que pode ser um grande inconveniente.

Não existe nenhum tratamento efetivo para a cura dessas lesões, mas diversas atitudes ajudam muito no quadro doloroso.
Antigamente queimava- se as aftas. 
Atualmente podemos utilizar o laser para acelerar a cicatrização, bem como utilizar alguns medicamentos de cobertura das aftas, como a acetonida de triancinolona,  para conseguirmos um alívio dos sintomas.

Infelizmente existem ainda muitas dúvidas quanto a essas lesões, principalmente em relação à sua origem e suas terapêuticas, mas com certeza, quando as aftas aparecem devemos manter uma perfeita higiene bucal, comer alimentos que não sejam ácidos, apimentados ou muito quentes, e ainda fazer uma aplicação do laser podem ajudar muito.


Cuide de seu sorriso

Christian Wehba



Comentários

Postagens mais visitadas