TOXINA BOTULÍNICA




Você já ouviu falar em toxina botulínica?
E em Botox?

No meu consultório, quando falo para meus pacientes para aplicarmos toxina botulínica, a grande maioria nem imagina do que estou dizendo, mas se menciono a palavra Botox todos sabem.
Então sempre bom esclarecer: Botox é uma marca comercial de uma toxina botulínica.

Mas agora vocês estão se perguntando... e o que tem a ver essa toxina com odontologia? Tudo, na verdade.
Engana-se quem pensa que a toxina foi desenvolvida apenas para tirar rugas e marcas de expressão.
Originalmente a toxina foi desenvolvida para ser aplicada em pacientes que apresentavam hipercontrações musculares fazendo movimentos involuntários.
Ao aplicarmos essa toxina em determinados músculos, os mesmos paravam de realizar movimentos indesejados.
Consequentemente os médicos perceberam que, ao aplicar a substância na face dos pacientes, as rugas e marcas de expressão diminuem ou desaparecem, pois, os músculos faciais que costumavam ficar constantemente repuxando a testa, ou olhos, ficavam paralisados e consequentemente, as marcas minimizavam.

Na Alemanha, uma boa parte dos estudos de efeitos e modo de uso com esse medicamento foram feitos na área de odontologia, pois existe um cenário na área odontológica onde pacientes com o hábito de bruxismo (ranger dentes) e apertamento dental, desgastavam os dentes e quebravam as próteses.

A partir disso, passou-se a usar o produto na área de odontologia com o intuito de que pacientes parem de ranger dentes, geralmente um hábito praticado enquanto as pessoas dormem, já que eles acham que estão relaxando e descansando, mas na verdade estão dormindo e fazendo a contração muscular o tempo todo. Isso tem implicações que afetam o próprio descanso e sono, mas também prejudica os dentes.

Tive um caso no meu consultório, a paciente J. B. Advogada, veio me procurar expressão cansada e enormes olheiras.
A reclamação dela era acordava cansada e com dor na musculatura da boca.
Tirei fotos dela antes e depois da aplicação da toxina em sua musculatura e é incrível como hoje ela parece outra pessoa, voltou ao consultório 10 dias depois com um sorriso no rosto e sem olheiras. Isso é resultado de uma pessoa que voltou a dormir melhor.

Existe ainda o uso da toxina para redução de marcas de expressão bucais (código de barras e o famoso bigode chinês) e diminuição de sorriso gengival (sorriso alto), mas falaremos melhor desse assunto em um próximo texto.

Cuide de seu sorriso,
Christian Wehba


Comentários

Postagens mais visitadas