Tabagismo e Odontologia



Você já deve ter ouvido falar que o cigarro faz mal á saúde. Mas o que você talvez ainda não saiba é que uma das maiores dificuldades para o sucesso em casos em odontologia é o tabagismo.
Hoje vou explicar porque o hábito de fumar compromete tanto os resultados dos tratamentos.

Pacientes fumantes apresentam aproximadamente duas vezes mais chances de apresentar doença periodontal e ela se apresenta de forma mais agressiva nestes pacientes. A boca de um fumante apresenta menor nutrição sanguínea na região gengival. Sempre que ele tiver uma inflamação, o organismo terá menos componentes de defesa para combater a inflamação e a infecção.


Além disso, pacientes fumantes tem maior destruição do osso de suporte bucal, se compararmos com o paciente não fumante, e maior reabsorção e retração gengival. Desta forma os dentes de pacientes fumantes apresentam maior mobilidade dental e posteriormente maiores índices de perdas dentárias.

Outro grande problema característico dos fumantes é a cicatrização após as cirurgias. Estes pacientes têm uma menor formação dos tecidos gengivais após a cirurgia, e em casos de implantes, também apresentam menores índices de sucesso, porque a formação óssea está prejudicada. Isso acontece porque a nicotina, o alcatrão e outras diversas substâncias presentes no cigarro dificultam a chegada de osteoblastos (células formadoras de osso) ao redor dos implantes para que haja a osseointegração e estabilidade dos implantes.

Desta forma fica fácil concluir as diversas consequências do tabagismo na Saúde bucal.

Cuide de seu sorriso,

Christian Wehba

Comentários

Postagens mais visitadas