A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO E DA MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ODONTOLOGIA




As pessoas em geral veem a odontologia somente como uma profissão reabilitadora que trata de cáries e perdas dentárias.

Mais recentemente outra visão vem sendo diretamente relacionada a estética pura e simplesmente.

Entretanto a questão da saúde em odontologia é muito mais ampla e profunda. Diversos estudos e pesquisas científicas que se iniciaram no início dos anos 2000 já comprovaram e constataram que as inflamações e infecções bucais podem ajudar a comprometer a saúde geral dos pacientes, e por outro lado, a má saúde geral dos pacientes pode comprometer sua saúde bucal.

Nunca conseguiremos realizar um tratamento estético adequado em nenhum paciente enquanto este não conseguir manter sua saúde bucal, livre de cáries e doenças gengivais, bem como sem sangramento gengival nem placa bacteriana (biofilme dental)

Desta forma, para que os pacientes mantenham seus tratamentos e sua saúde por um maior período todos necessitam realizar seus cuidados preventivos em casa (com escova, fio dental, colutórios e etc…) bem como consultas preventivas com o cirurgião dentista.

O sucesso para a saúde bucal está baseado na remoção completa do biofilme dental (placa bacteriana) dos dentes, e para isso os profissionais devem remover toda placa, cálculo e retenções de bactérias tanto dos dentes como das próteses e das conexões dos implantes.

Não é porque perdi um dente e agora tenho um implante que não devo realizar manutenção deste.

As próteses e os implantes necessitam de tanta ou até mais manutenção do que os dentes naturais, pois são até mais susceptíveis a contaminações bacterianas.

Os dentistas falam em no mínimo uma sessão de manutenção a cada 6 meses para os pacientes, porem isso deve ser estabelecido de forma individualizada para cada paciente de acordo com seu risco para desenvolver doenças bucais.

Deve- se fazer não somente raspagem dental e radicular, como também completo polimento dental, ajuste oclusal, manutenção das próteses sobre implantes, radiografias dentais, e nova e constante análise da higiene bucal do paciente.

Cuide de seu sorriso

Comentários

Postagens mais visitadas