O PODER DO FLÚOR NA ODONTOPEDIATRIA



Atualmente o flúor,  uma das substâncias mais utilizadas em odontologia, vem sendo muito questionado por pessoas que não são profissionais da área e nem especialistas no assunto.
Eu realmente gostaria de entender porque uma pessoa que tem dúvidas sobre alguma doença segue mais os conselhos de um artista, por exemplo, do que de um médico.

Pacientes muitas vezes me perguntam: O flúor não é tóxico?
O flúor não faz mal para a glândula Pineal?
O flúor não é um veneno?

Bem, vamos antes de qualquer coisa esclarecer o que é o flúor:

FLÚOR – É um mineral existente na natureza que é o elemento mais estudado em odontologia e que seu uso diminui em até 40 % os índices de cáries. 
É encontrado sob várias formas, podendo ser administrado por via endógena ou tópica, em soluções (bochechos), dentifrícios (cremes dentais) e vernizes (de aplicação profissional) ou até na água que ingerimos.

Mas o flúor é tóxico ou não é?
É claro que como toda substância química se for utilizada em excesso, intoxica e afeta a glândula Pineal.
É como tomar, por exemplo, vitamina C em excesso, será toxico da mesma  forma.
Mas que fique claro, no uso correto é muito seguro e só traz benefícios.

Então não precisa ter esta histeria pois os estudos e os profissionais da área da saúde não vão indicar aos seus pacientes algo que lhes faça mal.
E venho ouvindo figuras públicas, que não entendem do assunto, discutir e questionar, influenciando negativamente as pessoas sobre um assunto que se feito da forma correta só traz benefícios às pessoas.

Tanto que a sociedade brasileira de odontopediatria, em consenso, já indica uso de creme dental com flúor para crianças pequenas pois sabe que seu benefício na prevenção à cárie são enormes.

A Odontologia Preventiva é sinônimo de saúde bucal, dentro da saúde global do individuo, sabendo-se que a saúde começa pela boca.
A cárie dentária é uma doença infecciosa, com uma série de reações químicas sobre os dentes, que começam destruindo o esmalte e, se não for controlada, pode levar a perda dente.

“O objetivo da Odontopediatria é PREVENIR o inicio da cárie em dentes jovens e imaturos,  por meio de motivação de higiene oral e aplicação de materiais nos dentes mais susceptíveis, avaliando a necessidade de cada paciente.” (Associação Brasileira de Odontologia)

Resumindo: O flúor deve sim ser utilizado pelas pessoas, de forma orientada pelos profissionais o que só vai trazer benefícios aos seus dentes e à sua saúde.

Cuide de seu sorriso
Christian Wehba



Comentários

Postagens mais visitadas